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Os benefícios do Pilates

O Pilates tem cada vez mais procura. Este método baseia-se na anatomia humana sendo que o seu objectivo passa pelo fortalecimento dos músculos que envolvem e sustentam o tronco. O Pilates é um método de alongamento e exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo.

A redução do perímetro abdominal e a melhor postura adquirida promove uma maior consciência corporal estimulando o bem-estar psicológico e aumentando a concentração. O Pilates, contraria stress e ajuda a prevenir a incontinência urinária.

As aulas de Pilates têm como objectivo a chamada postura neutra, processo que se consegue devido ao alinhamento da coluna. Esta postura é mantida durante os 50 minutos da aula.

O instrutor através das suas indicações, ajuda os alunos a relaxar e concentrar para que se consiga o bloqueio dos pensamentos exteriores e a plena concentração nos movimentos do corpo.

A respiração correta, apesar de ser a área mais complicada de dominar, é essencial em Pilates. O objectivo é manter sempre o transverso abdominal constante e Asuavemente contraído, a respiração tem de ser lateral-toráxica. As costelas expandem lateralmente na inspiração e relaxam na expiração, mantendo-se o abdominal com a mesma contracção ligeira e sem levantar os ombros.

Um dos mitos em relação ao Pilates, é que é uma modalidade isolada e que serve unicamente para melhor a postura corporal. Nada mais errado, o Pilates funciona como complemento para outra actividade física pois trabalha com a musculatura interna profunda e assim torna-se possível ajudar atletas que fazem outros desportos a melhorar a sua prestação.

Quando conseguimos ter uma melhor postura e uma melhor utilização dos músculos, e tendo em conta que o movimento é feito muito devagar, é possível conseguir prevenir lesões e isso é fundamental para qualquer desportista.

Quando frequenta aulas de Pilates, é essencial ter em conta os sinais que o corpo vai dando e em caso de dor (por mais pequena que seja) deve avisar o instrutor porque ao contrário de outras modalidades, no Pilates não é suposto  sentir dor.

A correta adequação do nível de aula também é muito importante não só pelo facto de sermos todos diferentes, assim como, devido às patologias que cada um possa eventualmente ter.

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